Quando você visita a Coréia, você notará que muitas pessoas são chamadas de Ahjumma e Ahjussi. Mas o que significam estes termos?
Ahjumma é um termo usado para se referir a uma mulher mais velha, algo equivalente à Senhora. Ahjussi é o equivalente masculino. Estes termos são frequentemente usados na Coreia.
Os termos Ahjumma e Ahjussi são usados para mostrar respeito a alguém mais velho do que você. Na cultura coreana, a idade é respeitada e estes termos são usados para mostrar esse respeito.
Se você estiver alguma vez na Coreia, certifique-se de usar estes termos quando estiver falando com alguém mais velho do que você. É um sinal de respeito e será apreciado.
Recomendamos ler também:
- Honoríficos Coreanos – Oppa, nim, Seonsaeng e outros
- O que realmente Significa Oppa em Coreano?
- Saranghae – Diversas maneiras de dizer amor em Coreano
Índice de Conteúdo
O que significa Ahjumma?
A palavra Ahjumma (아줌마) é derivada da palavra coreana para "tia" (아주머니). É usada para se referir a uma mulher mais velha, geralmente casada, uma mulher de meia-idade.
Ahjumma também pode ser usado para se referir a uma mulher que não tem parentesco com você, mas que é mais velha do que você.
Caso esteja procurando um termo mais educado e formal de referir-se a uma pessoa mais velha, sem grau de intimidade, poderá usar a alternativa ajumeoni.
Desde 1910, as pessoas começaram a chamar qualquer mulher casada de ajumeoni ou ajumma. Você pode usar ajumeoni (아주머니) para ser mais educado na maioria dos casos.
Ajumma também pode indicar uma mulher implacável dedicada aos seus filhos, tando negativamente como positivamente.
Leia também: Como os Coreanos encontram seu par perfeito? Relacionamento na Coreia

O que significa Ahjussi?
A palavra Ahjussi ou Ajeossi (아저씨) é derivada da palavra coreana para "tio". É usada para se referir a um homem mais velho, geralmente casado. Alguém de meia-idade na faxa dos 40 a 50 anos.
Ahjussi também pode ser usado para se referir a um homem que não é parente de você, mas que é mais velho que você.
Quando usados como termos de afeto, Ahjumma e Ahjussi são frequentemente seguidos pelo nome da pessoa. Por exemplo, uma esposa pode chamar seu marido de Ahjussi Kim, e uma sogra pode chamar seu genro de Ahjussi Park.
Quando as crianças dizem Ahjussi ou Ajumma, é socialmente aceitável, mas pode ser um insulto caso algum adulto refira-se diretamente a alguém dessa maneira.
Recomendamos ler também: Alfabeto Coreano – Introdução ao Hangul

Outros tratamentos coreano de respeito
Nem sempre se deve chamar uma pessoa mais velha de Ajumma, Ahjussi ou Ajumeoni e variantes. Existem formas de tratamento para diferentes situações.
Caso esteja falando com uma garçonete de meia-idade em um restaurante, o termo mais apropriado é emo (이모) que significa tia.
A palavra Eomeoni é usada para se referir a uma mulher mais velha, pode ser usada para referir-se a mãe de um aluno da escola. Esta palavra é derivada da palavra coreana "mãe", por isso o termo é mais apropriado.
A palavra Appa é usada para se referir a um homem mais velho. Esta palavra é derivada da palavra coreana para "pai", então seu uso comum é ao chamar o pai de uma pessoa.
O mesmo pode ser Halmoni para avó, Harabeoji para avó, são palavras derivadas, mas educadas, para referir-se a pessoas mais velhas de parentesco com outra pessoa.
Leia também: Origem e Significado do Coração Coreano
Pode se usar o nome da pessoa seguido dos títulos acima para falar da mãe de alguém, avó de alguém e assim por diante.
Há algumas outras palavras usadas para se referir a uma mulher ou a um homem mais velho, mas estas palavras não são tão comumente usadas.
A palavra Yena derivada de esposa, a palavra Jeonja derivado de marido. Ambas as palavras podem ser usado para referir-se a esposa de alguém depois do nome.