APRENDA JAPONÊS COM SUKI DESU - CLIQUE AQUI

Mokkan - Tábuas de Madeira do Japão Antigo

Outros

Por Kevin

Mokkan [木簡] são placas de madeira em forma de tira com escritas encontrada por arqueólogos no Japão. Essas placas eram usadas para transmitir mensagens antes do papel, usada também em países como China e Coreia.

Uma das características do Mokkan é que ele pode ser raspado, reescrito e reutilizado. Sua escrita era feita com pincel e tinta, mas também pode ser encontrado de outras formas como raspado.

Hoje os japoneses ainda tem o costume de escrever coisas em madeira nos templos, tirar sua sorte ou fazer alguma promessa, mas não índica relação com Mokkan, visto que ele se extinguiu no surgimento do papel.

Recomendamos ler também:

Curiosidades sobre Mokkan

A maioria das tábuas de madeira encontradas no Japão são datadas do século VII até VIII. Mokkan teve seu uso até o século X, quando materiais de escrita eram limitados.

Mais de 150.000 Mokkan foram recuperados, no qual grande parte era escrito em chinês e japonês antigo, mostrando assim a mesclagem e evolução dos idiomas.

Eles podem ser encontrados por todo Japão, principalmente em torno das antigas capitais Nara e Fujiwara. Eles eram usados para fins informais, envios, memorandos, documentos, registros oficiais e outros tipos de mensagem.

Existem vários tipos de Mokkan, são basicamente qualquer tipo de mensagem, incluindo maldições, caligrafia, poesia, poemas waka e outros. Mokkan pode ter diferentes formatos também, apesar de existir diferenças no nome.

Mokkan parece tiras de papel, com cortes superiores nas extremidades, formando até mesmo uma ponta de espada. Recomendamos ler: Katana – As lendárias espadas do Japão