Se você já assistiu animes ou até mesmo filmes japoneses, talvez já tenha visto algum personagem usando essa arma. A kusarigama é uma arma tradicional japonesa em forma de foice com um cabo pequeno e uma corrente.
A foice da arma é chamada de kama [鎌] enquanto a corrente é chamada de kusari [鎖] formando assim a palavra Kusarigama [鎖鎌]. No final da corrente se tem um punhal para segurar a arma, parece ser bastante perigoso de usar.
Não se deve confundir a kusarigama com uma foice usada por agricultores, principalmente no Japão Feudal. A kusarigama não podia ser usada nem ser levada abertamente. A arma é desenvolvida e usada desde o período Muromachi, que começou por volta de 1330.

Não era qualquer pessoa que podia e conseguia manusear bem essa arma. Tanto que o uso dessa arma é comparado com uma arte, á essa se dava o nome de kusarigamajutsu. Se manusear um Nunchaku já é difícil, o que dizer de uma foice na ponta e uma corrente longa.
Índice de Conteúdo
A arte da Kusarigama
Os métodos de uso e de luta com essa arma variava muito. A arte de domínio kusarigamajutsu é uma combinação de vários estilos de arte de combate e até mesmo artes marciais. Isso permitia ao seu portador, mudar rapidamente de tática, dependendo da oportunidade ou necessidade enfrentada.
O ataque básico dessa arma era balançar a corrente, com peso de ferro na ponta, em círculos acima da cabeça do usuário. Após esse movimento a corrente era lançada para frente, com o objetivo de enlaçar a arma do adversário. Outro objetivo era imobilizar as pernas ou os braços dos inimigos. Isso permitia a aproximação para o ataque com a foice.

Diferente do que muito é mostrado em filmes e animes, os usuários da kusarigama não lançam a foice nos inimigos. Pois, de modo prático, lançar a foice não é nada efetivo. Seria bem difícil que esse movimento causasse dano ao alvo, poderia era voltar e causar dano ao usuário.
Outra forma de ataca usando a kusarigama era arremessar o peso de ferro diretamente no adversário. Esse peso podia ter espinhos ou até mesmo pequenas garras. Isso causava ferimentos graves e até mesmo mortais nos inimigos. Outra vantagem dessa arma era que ao ser lançada, o portador poderia recupera-la facilmente ao puxar a corrente.
A popularização e curiosidades do Kusarigama
A fama e o aumento do uso da kusarigama veio no século 12, no Japão Feudal. Tanto era a popularização, que a arte de manusear a kusarigama foi logo difundida pela Kohga Ha Kurokawa Ryu, uma das mais antigas e conhecidas escolas de artes marciais japonesas.

Um dos mais famosos usuários dessa arma japonesa foi o Yamada Shinryukan do século 17. Ele acabou se tornando um notável professor de kusarigamajutsu. Ele foi responsável pela morte de muitos espadachins, devido a sua excelente habilidade com a kusarigama.
Infelizmente ele foi derrotado por um espadachim chamado Araki Mataemon. Esse espadachim atraiu o professor Shinryukan para um bosque de bambu. Sendo o bambu grosso, limitou o espaço do professor balançar a corrente da arma. Aproveitando-se disso Mataemon aproveitou a oportunidade para derrubar e matar Shinryukan com sua espada.
Outro usuário da kusarigama (talvez o mais conhecido) seja o Shishido Baiken, que viveu no período Edo Japonês. A existência de Baiken não é 100% comprovada. Mesmo assim, contam que ele era um dos mais habilidosos com a kusarigama.

Infelizmente ele morreu em uma batalha contra o samurai lendário Miyamoto Musashi. O samurai arremessou uma faca, fora do alcance da arma de Baiken. A faca acertou Baiken, que o derrubou, então Musashi o golpeou com uma espada.
Shishido Baiken foi retratado no mangá Vagabond, que vendeu mais de 82 milhões de cópias em todo o mundo. Ele também apareceu em jogos como Ryu ga Gotoku Kenzan! da SEGA para PS3 e no jogo Guilty Gear.
Caso queira saber mais sobre a luta e história de Miyamoto Musashi contra Shishido Baiken pode comprar seus livros e mangás abaixo: (Calma que o artigo continua)...
Outras aparições da kusarigama
- No anime Naruto, o personagem Hanzou, um lendário ninja da Vila da chuva tem como arma principal uma kusarigama;
- Mayuri Kurotsuchi no anime Bleach também usa uma kusarigama, retirada da orelha;
- No jogo League of Legends, os personagens Thresh e Akali utilizam essa arma;
- No Tokusatsu Jiban, o personagem Chambaranoit utiliza como arma secundaria uma Kusarigama;
- Em jogos como Kingdom Under Fire, Shadow Fight 2 e 3, Kingdom Under Fire, Nioh e vários outros a kusarigama pode ser usada como arma jogável;
- No filme de animação Kubo e as Cordas Mágicas de 2016, uma das vilãs essa arma japonesa;
- Podemos encontrar essa arma em vários outros filmes, mangas, animes e jogos;
Abaixo veja um vídeo de como funciona uma luta real com o Kusarigama:
O que achou da arma japonesa em forma de foice? Conhecia essa arma? Se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar e deixar seus comentários.