Acho que todos estão cientes de que o Japão é um país seguro, e que o Brasil é um país muito perigoso. Como podemos entender isso por meio de dados e estatísticas? Neste artigo vou compartilhar algumas comparações e estatísticas do Japão, Brasil e algumas vezes dos Estados Unidos que é bastante influente nos 2 países.
Os dados deste artigo são retirados de uma pesquisa feita pelo site NationMaster responsável por fazer pesquisas e estatísticas especificas dos países. Vamos Começar!
A maioria dos números citados no artigo são proporcionais a população, na maioria das vezes calculado a cada 100.000 habitantes. Tente não considerar os dados deste artigo como algo absoluto, já que essas pesquisas nunca são exatas.
Índice de Conteúdo
Dados relacionados a Violência no Japão, Brasil e EUA
No Brasil a idade mínima para se ter responsabilidade por crimes é 18, no Japão é 12 e nos Estados Unidos é 6. O aumento da criminalidade no Brasil foi de 74 nos últimos 3 anos, 57% a mais que o Japão.
Japão está na posição 129ª do aumento criminal, Brasil está em 13ª e os Estados Unidos em 45ª. Em níveis de criminalidade o Brasil é 6x mais perigoso que o Japão, enquanto os EUA é 4x mais perigoso.
O uso de drogas no Brasil é 26x maior que o uso de drogas no Japão. Já nos Estados Unidos o uso de droga é 6x maior.
No Japão a taxa de homícidio é de 1 pessoa a cada 100.000 habitantes, nos EUA é 5 e no Brasil é 22. 87% da população japonesa se sente segura ao andar sozinho na rua, enquanto no Brasil apenas 14%. Os crimes intencionais e violentos no Brasil costumam ser 80x maior que no Japão.
Os números de estupros registrados policia no Japão é de 1 a cada 100.000 habitantes, nos EUA esse número é 27x maior. O Brasil não costuma divulgar os dados relacionados a estupros, mas acredita-se que o número seja no mínimo 100x maior.

Estatísticas relacionadas a Saúde do Japão, Brasil e EUA
No Japão existe 14 camas de hospitais para cada 1.000, enquanto no Brasil existem apenas 2 e nos EUA existem 3. A taxa de mortalidade infantil do Brasil é 8x maior que a do Japão com 21 mortes a cada 1000 nascimentos.
Por mais que atendimento médico do Japão receba críticas pelos estrangeiros, o Japão está em 1ª nas diversas categorias de saúde como velocidade, custo e qualidade da saúde. Não me pergunte porque...
O curioso de citar sobre esse ranking é que o Japão, mesmo sem saúde pública, parece gastar 2x menos com despesas particulares do que o Brasil onde a saúde é gratuita.
- Mortes por HIV é 30x maior no Brasil;
- A obesidade no Brasil é 4x maior;
- No Brasil 118x mais crianças vivem com Aids que o Japão;
- A expectativa de vida no Japão é 33% maior que a do Brasil;
- No Brasil nasce 15 a cada 1000 habitantes, o dobro do Japão;

Outras estatísticas do Japão em comparação com Brasil
O Brasil é cerca de 23x maior que o Japão.
A renda do Japão é 9x maior que a do Brasil, onde o PIB é 4x maior. O Japão está em 24ª na posição de melhor curso de vida, enquanto o Brasil está em 84ª.
- No Brasil existem 789x (3.25 milhões) mais crianças fora da escola que no Japão;
- O Japão consome 4x mais energia que o Brasil;
- 75 a cada 100 pessoas são internautas no Japão (Brasil 37);
É claro que esses não são os únicos dados apresentados para comparar o Japão com Brasil e outros países. Recomendo das uma pesquisa mais profunda no NationMaster, já que são mais de 7000 dados de pesquisas para comprar.
O Brasil deve ter se saído na frente em muitas categorias, eu apenas selecionei as que eu achei mais interessante para os leitores. Espero que tenham gostado do artigo! Alguns dados relacionados a custo de vida e outros, eu preferi deixar com os artigos abaixo: