Não só o campo da educação e do ensino, mas toda a sociedade vêm sendo revolucionada ano após ano através do surgimento de novas tecnologias.
Se compararmos, por exemplo, o atual contexto de ensino remoto com o ensino de algumas décadas atrás, é possível observar que há poucas similaridades entre os dois períodos, de maneira que, a tecnologia atuou de maneira drástica na educação.
Um grande exemplo disso pode ser observado no uso de ferramentas digitais no dia-a-dia das escolas e universidades, representado pelo uso de projetores, material multimídia e inúmeros outros recursos.
Logo, a tendência é que no futuro, a sociedade continue presenciando revoluções causadas pelo surgimento de novas tecnologias.
Mas, especificamente no campo da educação, como serão os anos futuros? O método de ensino será drasticamente alterado? As aulas serão inteiramente digitais e remotas?
Existem diversas perguntas que podem ser realizadas dentro deste contexto e, nesta reportagem, tentaremos esclarecer alguns destes pontos acerca do que, atualmente, chamam de Sociedade 5.0.
Ainda, o tema educação e o uso de novas tecnologias na educação vêm sendo amplamente discutido na sociedade, de modo que existem grandes possibilidades de vários vestibulares e concursos pedirem uma redação dissertativa sobre a educação a distância em suas provas.
Portanto, é de suma importância que se esteja por dentro do assunto, pensando no preparo para diferentes provas e concursos que podem apresentar esta temática.
Índice de Conteúdo
O que são a Sociedade 4.0 e a Sociedade 5.0?
Nossa jornada para entender a definição destes conceitos se inicia no Japão, portanto, o país será amplamente analisado ao longo desta reportagem, também, para entendermos o contexto da origem deste conceito.
Como visto acima, a tecnologia está cada vez mais presente em todos os setores da sociedade, de modo que hoje são empregadas diversas tecnologias e ferramentas digitais no ensino, no comércio, nos serviços e nos mais variados setores da sociedade.
A priori, é essencial entender a que se referem os valores 4.0 e 5.0 nestes conceitos. Ambos valores estão relacionados às revoluções industriais e tecnológicas, de modo que a Sociedade 4.0 é um fruto da quarta revolução industrial, enquanto a Sociedade 5.0 é vista como uma evolução da ada.
Então, para entendermos exatamente as implicações destes conceitos, é necessário que entendamos quais foram os adventos de cada um destes fenômenos.
A quarta revolução industrial, também chamada de Indústria 4.0, ou Sociedade 4.0 é marcada por avanços tecnológicos como:
- Robótica
- Comunicação Digital
- Armazenamento em Nuvem
- Internet das Coisas
Já quando pensamos nos frutos colhidos por esse adventos tecnológicos, é onde começamos a entender o que é o conceito de Sociedade 5.0
Portanto, a revolução tecnológica e digital vivida na Sociedade 5.0 é pautada por adventos tecnológicos como:
- Big Data
- Smart Cities
- Educação 5.0
- Smart Home
- Medicina Robotizada
Surgimento do conceito de Sociedade 5.0
Assim como foi constatado no início da reportagem, o nosso ponto de partida para entender o surgimento deste conceito é o Japão.
No ano de 2016, foi lançado pelo governo japonês um plano de governo e investimentos denominado Quinto Plano Básico de Ciência e Tecnologia, que listava uma série de políticas e inovações que deveriam ser traçadas pelo país até este ano.
Inserido neste Plano, estava o conceito de Sociedade 5.0, que deveria ser um modelo de sociedade a ser aspirado pelo Japão em um futuro próximo.
Ainda, é possível dizer que as metas da Sociedade 5.0 são o de trazer, além de facilidades através da tecnologia, saúde, bem-estar social, auxílio médico emergencial e, tudo isso, para a maior parte da população global, não apenas para quem conta com uma renda considerada alta.
Uma tabela publicada na plataforma Cabinet Office, que segundo o blog FIA é gerida pelo primeiro-ministro japonês, nos traz exemplos de situações problemáticas e um modelo de medidas a serem tomadas pela Sociedade 5.0.
Tabela Responsiva: Role a tabela para o lado com o dedo >>
Problemas | Soluções |
Aumento na demanda de energia | Redução nos gases de efeito estufa |
Aumento na demanda de alimentos | Redução no desperdício e aumento na produção |
Competição Internacional | Industrialização saudável e renovável |
Concentração de renda e riqueza | Redistribuição de renda e diminuição da pobreza |
Logo, de acordo com os idealizadores deste conceito, a tecnologia deverá ser empregada no bem-estar social, distribuição de renda e riquezas, diminuição no desgaste ambiental, visando, desta maneira, promover igualdade social, bem-estar ambiental e longevidade populacional.
Considerações finais e a educação no futuro
Além de todo o bem-estar social promovido por esta nova revolução tecnológica, a educação será impactada e transformada de maneira extremamente positiva.
Isso se deve ao fato de que, segundo reportagem do G1, a nova era da educação, ou a Educação 5.0 irá levar em consideração o bem-estar psicoemocional dos estudantes.
Além disso, serão estimulados desenvolvimentos em capacidades como a consciência ambiental, a postura cidadã, a inclusão e a empatia, que deverão entrar na pauta dos educadores, auxiliados por diversos recursos tecnológicos já usados na Educação 4.0.